Uma das maiores frustrações dos desenvolvedores da plataforma Quest sempre foi a falta de acesso direto às câmeras do headset, limitando a criação de experiências de realidade mista (RM). No entanto, durante o evento Connect desta semana, a Meta anunciou uma mudança que promete revolucionar o desenvolvimento de conteúdo de RM. Mark Rabkin, vice-presidente de VR/AR da Meta, revelou que uma nova API Passthrough de câmera será disponibilizada no início do próximo ano, permitindo que desenvolvedores tenham acesso às câmeras e criando oportunidades para novas experiências de vanguarda. Esse movimento é visto como um avanço significativo para a plataforma Quest, que poderá ampliar suas capacidades e possibilitar a criação de aplicativos e jogos mais imersivos e inovadores.

Com o lançamento da nova API Passthrough de câmera, a Meta visa permitir que os desenvolvedores do Quest acessem dados visuais diretamente das câmeras do headset, possibilitando uma nova onda de experiências de realidade mista avançadas. Até agora, os desenvolvedores estavam limitados a usar representações geométricas e dados de rastreamento para criar seus conteúdos. A falta de acesso direto às câmeras resultava em experiências limitadas, muitas vezes explorando apenas funções básicas de sobreposição visual.
Mark Rabkin destacou que o acesso às câmeras permitirá a criação de experiências mais sofisticadas, incluindo rastreamento de objetos, integração com aplicativos de IA, sobreposições detalhadas e melhor compreensão do ambiente do usuário. A atualização promete abrir um novo leque de possibilidades para jogos e aplicativos que poderão utilizar o espaço físico do usuário de maneira mais precisa e realista.
Apesar das possibilidades, a Meta também está ciente das implicações de privacidade que o acesso às câmeras pode gerar. Até agora, o controle das câmeras era exclusivamente da empresa, e com a abertura para desenvolvedores, novos desafios surgem quanto à proteção de dados e anonimato dos usuários. Em resposta, a Meta anunciou que está atualizando o Horizon OS com novas configurações de privacidade, incluindo um recurso de bloqueio de sensor, que desativa câmeras e microfones em determinadas situações.
A nova API, que deve entrar em fase de testes beta em breve, permitirá que desenvolvedores criem experiências de realidade mista com maior controle sobre o ambiente visual, oferecendo uma camada adicional de interatividade e imersão para os usuários do Quest. Com isso, o Meta espera impulsionar a inovação e expandir ainda mais as possibilidades de sua plataforma.
A abertura das câmeras do Quest para desenvolvedores levanta preocupações sobre privacidade, e a Meta precisará reforçar as garantias de que os dados dos usuários serão protegidos.
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