Após anos de rumores, tudo indica que o aguardado Valve Deckard XR, headset de realidade mista autônomo, finalmente está se aproximando de sua estreia. Segundo o analista e insider Brad Lynch, a Valve iniciou movimentações para produzir componentes essenciais nos EUA, sinalizando que o projeto “Deckard” entrou em estágio de fabricação.

O headset, que promete competir com o Meta Quest e o Apple Vision Pro, deve ser autônomo, com capacidade de transmitir jogos de VR para PC via streaming sem fio — um recurso que o colocaria em posição de destaque no mercado de XR. Informações recentes apontam para fabricação local de interfaces faciais, possível reaproveitamento de instalações antigas e até vazamentos de novos controles com design inspirado no Steam Deck.
Com data de lançamento estimada para o fim de 2025 e preço especulado de US$ 1.200, o Valve Deckard XR pode representar o próximo grande passo da empresa no universo da realidade estendida.
A Valve não lança um novo headset desde o Index, em 2019. Agora, todas as atenções se voltam para o Valve Deckard XR, que promete ser um headset autônomo de alto desempenho, possivelmente com integração total ao ecossistema Steam — incluindo o SteamOS do portátil Steam Deck, adaptado para realidade virtual.
Fontes confiáveis como Brad Lynch revelaram que a empresa está importando equipamentos para fabricar interfaces faciais de headsets de VR nos EUA, por meio do Teleray Group, mesmo fornecedor que atuou nos projetos Valve Index e HP G2 Omnicept. A fabricação estaria acontecendo na antiga instalação das estações Lighthouse 2.0, reativada após dois anos.

Essas pistas reforçam a tese de que o Deckard está deixando a fase de P&D e entrando em produção inicial, possivelmente em resposta a tarifas de importação mais altas para produtos fabricados na China.
Outro indicativo do avanço do projeto são os vazamentos recentes no SteamVR: arquivos ocultos revelaram um novo controle, codinome Roy, com layout mais próximo ao de um gamepad do que dos controles Touch — sugerindo uma integração ergonômica com o Steam Deck e foco em acessibilidade para jogadores tradicionais.
A expectativa de preço é de US$ 1.200, possivelmente vendido com prejuízo, como estratégia para conquistar mercado. Se confirmado, o Valve Deckard XR deve combinar alta performance com liberdade sem fio, apostando em um modelo híbrido que une jogabilidade portátil e streaming de jogos do PC.
Um headset autônomo por US$ 1.200, vendido com prejuízo e sem anúncio oficial? A Valve pode estar apostando alto no Deckard XR, mas será que o público está pronto para pagar tanto por um rival do Quest e Vision Pro?
Você pagaria US$ 1.200 por um headset XR da Valve com streaming sem fio e SteamOS? Conta aí nos comentários se o Deckard entra ou não no seu radar!
Se o Deckard usar o SteamOS do Steam Deck, você acha que ele pode unificar o ecossistema da Valve entre jogos portáteis e realidade virtual?
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