A Valve atualizou recentemente a Pesquisa de Hardware do Steam para incluir o Quest 3S, um dos novos headsets de realidade virtual da Meta. Apesar de ser listado, há uma peculiaridade significativa: os dados representam apenas usuários que utilizam o recurso Steam Link. Isso significa que muitos usuários de Quest 3S que acessam o SteamVR por meio de outros métodos, como o Quest Link ou o Virtual Desktop, ainda são registrados como “Quest 3”. Mesmo assim, os números fornecem uma visão inicial sobre a adoção desse novo modelo de headset entre os jogadores de PC VR. Mas como o Quest 3S está performando em relação ao Quest 3 e outros dispositivos VR?
Quest 3S e SteamVR: Uma Integração Limitada
Segundo os dados da Pesquisa de Hardware do Steam para novembro, o Quest 3S representou 1,05% do uso do SteamVR. Porém, essa métrica cobre apenas os usuários que utilizam o aplicativo oficial Steam Link da Valve no headset. Para quem opta por ferramentas como o Quest Link, da Meta, ou o Virtual Desktop, o Quest 3S é registrado como “Quest 3”, dificultando uma contagem precisa do uso total do dispositivo.
Essa limitação nos dados subestima o impacto real do Quest 3S. Contudo, mesmo com essas restrições, parece que o modelo está sendo adotado a uma taxa menor do que o Quest 3. No mesmo período em 2022, o Quest 3 havia alcançado 5,2% do uso do SteamVR. Já o Quest 3S, mesmo se atribuirmos todo o crescimento da categoria “Quest 3” ao novo modelo, chega apenas a 3,37%.
Diferenças no Público-Alvo
O Quest 3 e o Quest 3S atendem a públicos diferentes. O Quest 3, com suas lentes pancake ajustáveis e de alta qualidade, atrai entusiastas de tecnologia que frequentemente possuem PCs gamers robustos. Em contraste, o Quest 3S é mais acessível, voltado para um público casual que usa predominantemente o headset em modo autônomo. Essa distinção reflete no menor índice de adoção do Quest 3S no SteamVR.
Headsets Meta Dominam o Mercado
Apesar dessas diferenças, a Meta continua dominando o mercado de VR para PC. Juntos, os dispositivos Meta e Oculus representam dois terços do uso do SteamVR. Enquanto isso, o Valve Index, que já tem quase seis anos, ocupa um distante segundo lugar com 14,5%. A chegada de novos modelos como o Quest 3 e o Bigscreen Beyond tem acelerado a migração de usuários para dispositivos mais recentes.
Com rumores de que a Valve está desenvolvendo um novo headset para 2025, o mercado de VR promete ainda mais movimentação nos próximos anos.
Por que a Valve não ajustou sua categorização para diferenciar adequadamente o Quest 3S do Quest 3 no SteamVR? Essa abordagem pode prejudicar análises futuras sobre a adoção de novos dispositivos.
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