A Sony está dando um passo importante para melhorar a experiência de realidade virtual no PlayStation VR2. Durante a SIGGRAPH Asia 2024, foi demonstrado o rastreamento de mãos sem controle como parte do SDK mais recente do PlayStation 5. Essa tecnologia, já popular em headsets como Meta Quest e HTC Vive, permite que os jogadores interajam com interfaces e jogos apenas usando suas mãos. Com uma taxa de rastreamento de 60 FPS e baixa latência, o recurso promete maior imersão e fluidez nas interações. A novidade pode não apenas trazer atualizações para jogos já existentes, como também atrair desenvolvedores interessados em explorar esse novo recurso. Mas por que um recurso tão significativo foi apresentado de forma tão discreta?
O rastreamento de mãos sem controle é um marco para o PSVR2. Com o uso dessa tecnologia, os jogadores poderão navegar por interfaces, explorar experiências sociais e aproveitar jogos casuais de forma mais natural e intuitiva. Essa funcionalidade já é um padrão em plataformas concorrentes, como o Meta Quest, que oferece suporte para títulos como Unplugged.
O anúncio, feito no estande da SIGGRAPH Asia 2024, destaca a disponibilidade do recurso para desenvolvedores por meio do SDK mais recente. Isso significa que jogos futuros podem já ser projetados para aproveitar o rastreamento de mãos, enquanto títulos existentes podem receber atualizações para suportar a novidade. Entre os potenciais beneficiados estão jogos como Maestro, que utiliza rastreamento de mãos como elemento central de gameplay.
Com uma taxa de rastreamento de 60 FPS, a Sony promete interações suaves e de baixa latência, características essenciais para evitar desconfortos durante longas sessões de uso. Apesar disso, a introdução discreta da tecnologia em uma conferência técnica levanta questões sobre a estratégia de comunicação da empresa. Um recurso tão relevante poderia ter sido anunciado com maior alarde para captar a atenção de consumidores e desenvolvedores.
Além disso, o recente corte de preço do PSVR2 para US$ 350, incluindo Horizon Call of the Mountain, pode representar um momento estratégico para a Sony. Com o rastreamento de mãos disponível, novos compradores poderão desfrutar de um recurso que não esperavam ao adquirir o headset.
Por que a Sony introduziu um recurso tão inovador sem um anúncio oficial de maior destaque? A abordagem levanta dúvidas sobre a estratégia de marketing da empresa.
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