A Meta acaba de lançar a tão esperada “Passthrough Camera API” para desenvolvedores, permitindo que testem o novo recurso em seus dispositivos Quest 3 e Quest 3S. Embora a API ainda não esteja disponível para a criação de aplicativos para a Meta Horizon Store, ela já pode ser usada para distribuições fora da loja, como no SideQuest. Anunciada inicialmente durante o Meta Connect 2024, em setembro, a novidade promete transformar a forma como aplicativos de realidade virtual interagem com o ambiente físico. Com a API, é possível utilizar câmeras coloridas para realizar tarefas como escaneamento de códigos QR e integração com modelos de IA baseados em visão computacional. Apesar da expectativa, a Meta ainda não anunciou quando o recurso será liberado para todos os desenvolvedores na loja oficial. Contudo, a liberação gradual tem sido a abordagem da empresa com novas APIs, e a meta é que o recurso esteja disponível em breve para uma gama maior de aplicativos.
A “Passthrough Camera API” traz uma revolução para os desenvolvedores que buscam expandir a realidade aumentada e virtual, aproveitando a câmera do headset para interagir de maneira mais integrada com o mundo físico. A API oferece a possibilidade de capturar imagens em resolução de até 1280 × 960 por câmera, com uma taxa de 30 FPS, o que, embora excelente para muitas aplicações, ainda apresenta limitações para objetos em movimento rápido ou detalhes muito finos, como texto pequeno.
Além disso, a API permite aos desenvolvedores usar dados sobre a pose do headset, possibilitando aplicações como rastreamento de objetos físicos, jogos interativos em superfícies reais e até mesmo a integração de grandes modelos de linguagem visual hospedados na nuvem. Essa funcionalidade abre portas para um novo tipo de experiência em VR, indo além do simples mapeamento do ambiente e possibilitando interações mais complexas com o espaço ao redor.
Para que o recurso funcione, é necessário que os usuários concedam permissões para o acesso às câmeras do dispositivo, o que permite a interação com os metadados da câmera, como os intrínsecos da lente e a pose do headset. A Meta também já liberou amostras para facilitar a integração dos desenvolvedores com o novo recurso, incluindo exemplos prontos para Unity e Android.
Com o crescente interesse por tecnologias de realidade aumentada e virtual, a Meta busca posicionar a Quest como uma plataforma versátil para desenvolvedores que buscam inovar, mas, por enquanto, o acesso ainda é limitado e o lançamento oficial para a Meta Horizon Store deve acontecer em breve.
Apesar do entusiasmo em torno da “Passthrough Camera API”, muitos desenvolvedores ainda questionam a limitação de não poderem integrar o recurso em aplicativos da Meta Horizon Store, o que impede que uma gama maior de usuários aproveite o potencial completo da ferramenta.
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