A Nintendo confirmou oficialmente que o Nintendo Switch 2 VR não será compatível com o kit original Labo VR lançado em 2019. A decisão, apesar de previsível, decepciona os fãs que esperavam manter alguma retrocompatibilidade com os acessórios de realidade virtual da geração anterior.
O Labo VR Kit foi uma das primeiras incursões da Nintendo no universo da realidade virtual moderna, utilizando acessórios de papelão combinados com a tela do primeiro Switch. No entanto, a nova versão do console, revelada durante o Nintendo Direct, possui uma tela maior (7,9″) e um design que torna fisicamente impossível o encaixe no antigo suporte.

Além disso, títulos como Breath of the Wild, Super Mario Odyssey e Super Smash Bros. Ultimate, que tinham suporte básico à visualização VR via Labo, também não poderão ser aproveitados nessa modalidade no novo aparelho.
Mas será esse o fim da relação entre Nintendo e VR? Patentes recentes e rumores apontam que não.
O anúncio sobre o fim da compatibilidade entre o Labo VR e o Nintendo Switch 2 veio após a revelação do novo console durante a transmissão do Nintendo Direct. O Switch 2, com tela maior e especificações aprimoradas, não se encaixa fisicamente no acessório Toy-Con VR Goggles, o que inviabiliza o uso direto.
Segundo a própria Nintendo, “o console Nintendo Switch 2 não pode ser inserido no acessório Toy-Con VR Goggles, então este jogo não pode ser jogado”, referindo-se ao Labo VR. Isso afeta diretamente qualquer conteúdo projetado para esse kit, como experiências interativas e minijogos em VR lançados com o Labo: Toy-Con 04.
Apesar da ausência de suporte nativo, a Nintendo já registrou uma nova patente de acessório VR compatível com dispositivos portáteis maiores, sugerindo que a empresa pode revisitar a realidade virtual no futuro.
Rumores de 2023 também indicavam uma possível parceria com o Google para o desenvolvimento de um headset autônomo, embora nada tenha sido oficialmente confirmado desde então. O foco atual do Google parece estar voltado para o sistema operacional Android XR, em colaboração com a Samsung.
Mesmo com a saída do Labo VR de cena, a comunidade permanece atenta. Afinal, a Nintendo tem histórico de apostar em inovações inesperadas — ainda que em ritmo próprio.
A decisão de não oferecer compatibilidade com o Labo VR gerou críticas entre os fãs, que consideram um desperdício descartar totalmente um acessório lançado há poucos anos, reforçando a percepção de que a Nintendo evita compromissos de longo prazo com VR.
Quer saber se o Nintendo Switch 2 ainda pode apostar em VR no futuro? Veja as pistas escondidas em patentes e rumores de novas parcerias da empresa com gigantes como o Google.
Você acha que a Nintendo deveria investir mais fortemente em realidade virtual ou manter seu estilo único de inovação?
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