A Meta, empresa responsável pelo Meta Quest, está avançando em uma das melhorias mais aguardadas por usuários da realidade mista: a automação da varredura de salas. Atualmente, esse processo exige que os usuários façam ajustes manuais toda vez que há alguma mudança no ambiente, como a movimentação de móveis. No entanto, com o lançamento da nova versão do Meta XR Core SDK e planos para 2025, a Meta está trabalhando para tornar esse processo mais fluido e sem a necessidade de intervenção do usuário. A automação da varredura de salas promete otimizar a experiência de quem utiliza o Meta Quest 3 e 3S para tarefas de realidade mista, eliminando um dos principais pontos de atrito dessa tecnologia.

Como será a automação da varredura de salas?
No Meta Quest 3 e 3S, os usuários podem atualmente digitalizar ambientes usando o sensor de profundidade integrado. O modelo 3D gerado a partir dessa digitalização é então utilizado por aplicativos de realidade mista. No entanto, quando móveis são movidos ou outras mudanças ocorrem no ambiente, o usuário precisa reprocessar manualmente o modelo ou refazer a digitalização. Isso é um inconveniente para usuários que buscam uma experiência contínua e sem interrupções.
A Meta revelou, nas notas de lançamento do Meta XR Core SDK, que está planejando eliminar essa dependência manual e que, até 2025, a digitalização de salas será automatizada. A ideia é que a varredura se ajuste automaticamente às mudanças no ambiente, criando um modelo 3D dinâmico e altamente confiável, sem necessidade de reprocessamento. Isso permitirá que as cenas virtuais continuem a funcionar de maneira eficaz, mesmo quando mudanças ocorrerem no layout físico do ambiente.
Principais melhorias esperadas:
Scan Resume: A atualização 71 do Horizon OS já sinalizou o início dessa automação, permitindo que a varredura da sala seja retomada sem a necessidade de digitalizar tudo novamente. Embora esse recurso ainda não tenha sido implementado por completo, as notas de lançamento sugerem que a Meta está trabalhando para aperfeiçoá-lo.
Processamento em segundo plano: Idealmente, o dispositivo fará varreduras automáticas em segundo plano e ajustará o modelo 3D sempre que for necessário, sem a necessidade de ações manuais do usuário. Isso tornará a experiência muito mais fluida e intuitiva.
Embora a automação seja aguardada com otimismo, alguns usuários questionam se a Meta conseguirá atingir a precisão necessária para garantir que o modelo 3D se ajuste corretamente às mudanças do ambiente. A implementação dessa funcionalidade poderá enfrentar desafios em garantir que as varreduras sejam sempre precisas e confiáveis, o que poderá gerar frustrações caso não seja bem executado.
Fique atento às novidades da Meta! A automação das varreduras de salas promete revolucionar a experiência de realidade mista. Quer saber mais? Fique de olho nas atualizações e aproveite a tecnologia ao máximo.
Sabia que o Apple Vision Pro já oferece a capacidade de ajustar o layout da sala automaticamente, sem que o usuário precise fazer ajustes manuais? Como o Meta Quest 3 se sairá nesse quesito?
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