A Meta está supostamente desenvolvendo um novo headset XR que poderá revolucionar seu portfólio de dispositivos imersivos. Com lançamento previsto para 2026, o produto, codinome “Loma”, deve contar com um design ultrafino, semelhante a óculos, e computação separada via disco portátil — uma mudança radical em relação à atual linha Quest.
Segundo o Wall Street Journal, a Meta já estaria negociando conteúdo exclusivo com gigantes do entretenimento como Disney e A24, focando em vídeos imersivos para atrair usuários. O headset pretende competir diretamente com o Apple Vision Pro, oferecendo mais potência do que o Quest 3 e mantendo o preço abaixo de US$ 1.000.
Essa nova estratégia representa um afastamento da abordagem “all-in-one” da linha Quest, indicando uma aposta mais ousada em experiências premium e conteúdo exclusivo como diferencial competitivo.

Com o codinome interno “Loma”, o próximo headset XR da Meta terá estrutura mais leve e discreta, conectada a um disco de computação portátil — conceito semelhante ao Apple Vision Pro, porém com proposta mais acessível.
A reportagem do WSJ revela que a Meta busca acordos de exclusividade temporária para vídeos imersivos baseados em franquias conhecidas, criando um ecossistema de conteúdo XR inédito para o lançamento do dispositivo.
Internamente, o Loma será mais potente que o Quest 3, mas diferente do Quest Pro, deverá manter baixo custo e foco no consumidor final. O plano é evitar os erros do Quest Pro, considerado um fracasso comercial.
Enquanto isso, rumores indicam que o Quest 4 foi adiado para 2027, e os projetos “Pismo Low” e “Pismo High” teriam sido cancelados.
Apesar da resistência anterior da Meta à computação separada, o cenário mudou. Com a crescente demanda por headsets leves e confortáveis, remover o processamento do visor pode ser a chave para maior engajamento.
Outros players, como Google, Apple e startups como Bigscreen, também caminham para essa direção, indicando uma nova geração de hardware XR mais refinada e com menor atrito para o usuário.

A decisão da Meta de usar disco externo contradiz críticas anteriores de seu CTO, que dizia que esse formato não era prático. Agora, parece que a empresa mudou de opinião em busca de leveza e imersão.
Você usaria um headset XR com disco externo se ele fosse mais leve e potente? O “Loma” pode marcar o futuro do hardware imersivo.
Será que o headset Loma da Meta vai bater de frente com o Apple Vision Pro? Em 2026, poderemos ter uma nova guerra dos wearables XR.
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