John Carmack, ex-CTO da Oculus e lenda da programação, não tem medo de compartilhar suas opiniões sobre realidade virtual (VR). Em uma recente postagem no X (antigo Twitter), ele afirmou que Beat Saber (2018) foi “muito mais importante do que Half-Life: Alyx (2020)” para o crescimento do setor.

Embora Half-Life: Alyx seja considerado um dos melhores jogos AAA de VR, Carmack acredita que o impacto de Beat Saber foi muito maior. O jogo de ritmo da Meta, lançado para Quest em 2019, tornou-se um fenômeno massivo, com 10 milhões de cópias vendidas apenas na plataforma standalone.
Para ele, a VR autônoma (sem necessidade de PC) foi a maior vitória do setor, enquanto os jogos AAA exclusivos para VR no PC são um nicho de boutique. 💡💰
🎮 Carmack e a Economia da VR (1200-1500 caracteres):
Carmack argumenta que investir em jogos AAA exclusivamente para VR no PC não vale a pena para os estúdios que buscam retorno financeiro.
💬 “Usar um PC para conduzir experiências de VR é um nicho de boutique. Ainda valioso, mas não algo que se tornaria um sucesso nem mesmo em nível de console, muito menos em nível móvel.”
Enquanto Half-Life: Alyx tem entre 2,2 e 4,4 milhões de jogadores (segundo estimativas do SteamDB), Beat Saber superou 10 milhões de cópias só no Quest, sem contar os lucros com DLCs de música 🎵🎶 de Metallica, Britney Spears, Daft Punk, 2Pac, Snoop Dogg, Eminem e Dr. Dre.
🔥 A visão de Carmack:
✔ VR standalone (como Quest) é o verdadeiro caminho para o sucesso 🚀
✔ Jogos de PC AAA exclusivos para VR são um mercado de nicho 🎮
✔ VR no PC pode ser um bônus, mas não deve ser o foco principal 👀
💡 VR AAA ainda tem futuro?
Embora Carmack acredite que VR standalone é o caminho certo, ele sugere que jogos AAA podem incluir modos VR como um “recurso bônus” durante o desenvolvimento para monitores tradicionais.
💬 “Eu acho que há oportunidade para o conteúdo AAA ter lucrativamente ‘recursos de bônus VR’, mas não projetos totalmente projetados para VR em níveis comparáveis de esforço.”
Ou seja, ao invés de criar jogos exclusivos para VR no PC, o caminho pode ser adicionar suporte VR opcional em grandes títulos tradicionais.
As declarações de Carmack reacendem o debate: A VR no PC está morrendo? Ou ainda há espaço para jogos AAA que explorem todo o potencial dos headsets high-end?
🎮🔥 Beat Saber ou Half-Life: Alyx — qual foi mais importante para VR? Você concorda com Carmack ou acha que jogos AAA ainda são essenciais para o crescimento da realidade virtual? Comente! ⬇
O que te faz investir em VR: jogos simples e viciantes como Beat Saber, ou experiências cinematográficas AAA como Half-Life: Alyx?
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