Google revela óculos inteligentes com IA e tela integrada

Início » Google revela óculos inteligentes com IA e tela integrada
google_-_1920x1080_-_PORTAL

O Google apresentou um protótipo de óculos inteligentes com tela e recursos da IA Gemini durante a conferência TED Humanity Reimagined, realizada em Vancouver, no Canadá. A novidade impressionou o público com sua aparência discreta, semelhante a óculos normais, e com funcionalidades avançadas de inteligência artificial.

Demonstrados por executivos como Shahram Izadi e pela gerente de produto Nishta Bathia, os óculos inteligentes do Google contam com uma tela em miniatura e câmera integrada, que permite ao Gemini registrar, lembrar, transcrever e até traduzir conversas em tempo real.

Um dos destaques é o recurso chamado Memória, que utiliza IA para ajudar o usuário a lembrar onde deixou objetos, oferecendo um assistente pessoal proativo e contextualizado. Os óculos também são leves, funcionam conectados ao smartphone e acessam apps do telefone via AndroidXR — o mesmo sistema operacional que será usado no headset de realidade mista Projeto Moohan, desenvolvido em parceria com a Samsung.

Durante a conferência TED, o Google surpreendeu ao mostrar ao público um prototipo funcional de óculos inteligentes com IA, integrando recursos visuais e sonoros com a tecnologia Gemini, sua assistente virtual baseada em inteligência artificial generativa.

Os óculos inteligentes do Google trazem uma abordagem inovadora ao conceito de wearable tech. Com um visual semelhante a óculos convencionais, eles escondem discretamente uma mini tela embutida, que pode exibir informações úteis em tempo real. A câmera integrada é capaz de reconhecer o ambiente, objetos e pessoas, e interage com a IA para auxiliar o usuário de forma personalizada.

Além de capturar vídeos e áudio, os óculos são capazes de traduzir idiomas como inglês e hindi em tempo real, transcrever diálogos e oferecer suporte contextual para atividades do dia a dia. O sistema Memória é uma das maiores apostas, prometendo revolucionar a forma como interagimos com objetos e tarefas rotineiras, como encontrar chaves ou lembrar onde estacionou o carro.

O protótipo ainda não tem data oficial de lançamento, mas especulações apontam que a Samsung e o Google podem lançar o produto até o final de 2025, com o codinome “Haean”. O objetivo seria competir diretamente com os populares Ray-Ban Meta Smart Glasses.

Com recursos de gravação e rastreamento ambiental, surgem preocupações sobre privacidade e ética no uso de óculos inteligentes. Será que o público está pronto para essa revolução?

Quer saber quando os óculos inteligentes do Google estarão disponíveis? Acompanhe as novidades e prepare-se para uma nova era de realidade aumentada com IA.

Você usaria óculos com câmera e IA capazes de lembrar onde deixou seus objetos ou transcrever conversas em tempo real?

#GoogleGemini #ÓculosInteligentes #IA #SmartGlasses #GeminiAI #GoogleXR #RealidadeAumentada #AndroidXR #TEDTalks #WearableTech #GoogleGlass #FuturoDigital #TecnologiaGoogle #ProjetoMoohan #ÓculosDoFuturo

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top