Rumores de longa data indicam que a Apple pode finalmente trazer suporte a controles de VR para o Vision Pro, seu headset de realidade mista. Um novo relatório do 9to5Mac reforça esses indícios, sugerindo que o anúncio oficial pode acontecer já na WWDC 2025, que ocorre na próxima semana.
A novidade mais surpreendente seria a colaboração com a Sony, permitindo que o Vision Pro seja compatível com os controles Sense do PSVR 2. Além disso, o visionOS 26 também deve adicionar suporte nativo a gamepads do PlayStation e Xbox.
Atualmente, o headset de US$ 3.500 é limitado a rastreamento manual e acessórios Bluetooth, o que impõe barreiras para muitos jogos e aplicativos XR já existentes. O suporte a controles de movimento pode representar uma virada estratégica para a Apple no ecossistema da realidade estendida, além de facilitar a migração de jogos populares de outras plataformas para a App Store do Vision Pro.
Apesar de o Vision Pro continuar posicionado como “computador espacial” e não um console de jogos, o suporte a controles seria um passo importante rumo à consolidação do headset como uma plataforma mais versátil.

Desde seu lançamento em fevereiro de 2024, o Apple Vision Pro tem enfrentado críticas por não oferecer suporte a controles de movimento, o que limita sua compatibilidade com jogos em VR. A exigência de rastreamento manual como única forma de interação criou um obstáculo para desenvolvedores e usuários interessados em experiências mais imersivas.
Segundo o 9to5Mac, isso pode mudar em breve. A Apple estaria testando suporte nativo aos controles Sense do PSVR 2, possivelmente por meio de uma parceria direta com a Sony, iniciada no começo de 2024.
Essa atualização viria como parte das novidades do visionOS 26, sistema operacional do Vision Pro, e também traria suporte a gamepads do Xbox e PlayStation, ampliando ainda mais o leque de interações possíveis no dispositivo.
Embora ainda não esteja confirmado se o anúncio ocorrerá na WWDC 2025, o movimento é significativo. Ele pode representar uma tentativa de expandir a base de usuários do Vision Pro, preparando o terreno para modelos mais acessíveis com foco em entretenimento e jogos.
Vale lembrar que, em declarações anteriores, a Apple havia afirmado não ter interesse em controles de VR — o que torna essa mudança de postura ainda mais relevante.
A Apple negou interesse em controles de VR meses antes de iniciar negociações com a Sony. Isso levanta dúvidas sobre a coerência da estratégia da empresa para o Vision Pro.
Fique atento à WWDC 2025: o suporte ao controle do PSVR 2 pode finalmente chegar ao Vision Pro, mudando o cenário de jogos em realidade mista da Apple.
Será que o suporte ao controle do PSVR 2 tornará o Vision Pro mais atraente para gamers de verdade?
#VisionPro #PSVR2 #ControlesVR #AppleWWDC2025 #RealityOS #AppleVisionPro #RealidadeVirtual #Sony #Gamepads #VRGaming #XR #visionOS26 #AppleNews #VRTech #Tecnologia