Apple leva suporte ao VisionOS para o motor Godot

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Em um movimento raro e estratégico, a Apple anunciou que está adicionando suporte oficial ao VisionOS no Godot, um dos principais motores de jogos de código aberto do mercado. A iniciativa amplia o conjunto de ferramentas disponíveis para desenvolvedores interessados em criar aplicativos e experiências para o Vision Pro.

Diferente de motores populares como Unity e Unreal, o Godot é totalmente gratuito e aberto, permitindo que qualquer pessoa crie, distribua e até modifique o motor conforme suas necessidades. A contribuição da Apple chega em duas fases: primeiro, permitindo que jogos Godot rodem como janelas 2D no VisionOS; depois, adicionando suporte para aplicações imersivas completas.

Ainda sem data definida para a conclusão, o projeto promete facilitar o acesso de desenvolvedores independentes e estúdios pequenos ao ecossistema VisionOS, que até então dependia majoritariamente de ferramentas proprietárias e licenciadas.

O anúncio foi feito por Ricardo Sanchez-Saez, engenheiro de software da Apple, que compartilhou detalhes sobre a integração como uma contribuição direta ao repositório open-source do Godot.

Inicialmente, os desenvolvedores poderão adaptar jogos e apps para janelas planas (2D) no VisionOS. A etapa seguinte incluirá suporte a experiências imersivas, explorando o potencial da realidade mista e espacial do Vision Pro.

Essa iniciativa da Apple contrasta com sua tradição de manter maior controle sobre suas plataformas, e sinaliza uma tentativa de atrair mais criadores para o VisionOS, oferecendo alternativas acessíveis além do Xcode e do Reality Composer Pro.

Quando finalizado, o suporte ao VisionOS no Godot se juntará às integrações já existentes com Unity, Unreal Engine e às ferramentas próprias da Apple.

Vale lembrar que o Godot já é uma opção viável para criar conteúdos de VR para Meta Quest e PC VR, e agora poderá ser uma ponte poderosa também para o Vision Pro.

Embora a abertura ao Godot seja bem recebida, a falta de prazo para entrega gera incerteza. Além disso, a movimentação pode ser vista como uma resposta à crescente pressão por ecossistemas mais abertos em plataformas XR.

Fique de olho: o suporte ao VisionOS no Godot pode democratizar o desenvolvimento para o Vision Pro!

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